Scarecrow – Family of Blood

09-10-2014 19:54

Há episódios e episódios de Doctor Who. Ao fim de mais de cinquenta anos já muitas foram as histórias, muitos foram os vilões e muitas foram as formas que tomaram.

Neste caso talvez a premissa não pareça propriamente assustadora mas estes foram dois dos episódios considerados pelo próprio T. Davies como sendo um pouco mais “negro” que o habitual.

Estes Scarecrows são meros objectos animados pela Family of Blood, composta por seres incorpóreos que se aproveitam de corpos humanos de forma a aumentarem o seu tempo de vida e conseguirem chegar ao Doctor para lhe roubar a sua vida e com ela ser imortais. E as próprias expressões e movimentos destas “pessoas” são maquinais, são forçadas, tornam-se tão desconfortáveis que isso passa para lá do ecrã.

 

Os corpos que conseguem são exactamente “angariados” pelos Scarecrow, com o seu ar descomposto e desengonçado. Tornam-se bastante assustadores mais que não seja pelo seu carácter banal. Embora a função de um espantalho seja assustar, e não costumam ser propriamente bonitos, mas o ser corriqueiro leva a que  a aproximação de um deles e trazendo a morte e possessão de uma pessoa se torne ainda mais assustador. E é aí que todo o medo começa.

 

 

Numa história em que vemos o Doctor – na forma David Tennant – abdicar da sua essência de Time Lord e guardá-la num relógio de bolso (Chameleon arch), sem saber quem é, assumindo simplesmente a identidade de um “John Smith”, com Martha Jones a tentar relembrá-lo de quem é e qual o propósito de toda a aventura temos uma ideia de que nem sempre o Doctor é bonzinho e ajuda tudo e todos. O Doctor consegue ser mau, sabe fazer sofrer, sabe como castigar aqueles que o merecem.

 

No meio destes seres representados numa família , espantalhos que interpelam pessoas com o seu andar arrastado para garantirem corpos humanos como recipiente, os verdadeiros momentos negros que tanto se falou não foram tanto tidos pelos vilões como pelo próprio Doctor.

 

Ver aquela figura que não gosta de armas com uma nas mãos a disparar contra Scarecrows é algo que não se esquece – mesmo estando ele sem saber bem quem é. E a finalidade que esta Family of Blood leva não é, de todo, uma pena leve. São quatro os membros desta família: pai, mãe, filho e filha. Mãe para sempre aprisionada numa galáxia a colapsar. Pai amarrado com correntes forjadas numa estrela anã. Filha presa nos espelhos, todos eles. E por fim o filho, que assume a forma mais irónica de todas, como espantalho. No fim conseguiram que o objectivo deles fosse cumprido: tornaram-se imortais. Seja lá de que maneira tenha sido.

Artigo da autoria de Júlia Pinheiro, colaboradora externa do Whoniverso