The Name of The Doctor - O Resumo

19-05-2013 11:43

 

Um dia após a emissão do episódio final da temporada 7 de Doctor Who, publicamos aqui um artigo onde iremos abordar os principais pormenores apresentados no episódio.

Atenção: Pode conter spoilers!

 

No início do episódio vimos Clara com várias encarnações do Doctor, em todas elas Clara tenta salva-lo! De salientar a primeira cena, passada em Gallifrey, Clara alerta o Doctor, na sua primeira encarnação, que este está prestes a cometer um grande erro ao roubar a TARDIS. Clara afirma ainda que é a rapariga impossível e que nasceu para salvar o Doctor.

 

Logo após esta introdução vemos Vastra na época vitoriana a falar com um recluso que lhe diz que tem informações valiosas acerca do Doctor. Ele refere-lhe que o Doctor tem um segredo que vai levar para o seu túmulo, e que este foi descoberto. 

A verdade é que ao observar esta cena fica a perceber-se que o segredo foi descoberto, mas na verdade com o avançar do episódio percebe-se que o que foi descoberto foi o túmulo do Doctor.

Com esta informação, Vastra e Jenny preparam-se para tentar compreender as informações que o homem lhe revelou e as duas, juntamente com Strax, entram num estado de hipnose, que lhes permite comunicar com Clara que se encontra numa outra época e ainda com River Song, que conhece Clara pela primeira vez. Durante a conversa, Jenny é atacada por um Whisper Men que a assassina e a reunião tem que ser interrompida. Ainda na reunião, um Whisper Men refere que para o Doctor ver de novo os seus amigos, este tem que ir até Trenzalore, um loca onde nunca deverá ir.

Mais tarde, Clara conta ao Doctor tudo o que ouvi na reunião e questiona-o relativamente a tudo o que soube, ao segredo e a Trenzalore. O Doctor diz-lhe que quando se é um viajante no tempo, há um local onde nunca deve ir, e que esse local é o seu túmulo. Nesta parte percebe-se que o que foi descoberto não foi o segredo do Doctor mas sim o seu túmulo, e que este se encontra em Trenzalore, para onde de dirigir para tentar salvar Vastra, Jenny e Strax, apesar de saber que não deve lá ir.

Ao chegar a Trenzalore, o Doctor refere que o seu túmulo deve ser o local mais perigoso em todo o universo, devido a todas a viagens que tem feito. Lá reparam que o Doctor foi enterrado na TARDIS, que agora está a morrer e que agora se encontra a crescer, e toda a dimensão interior se encontra a sair para o exterior. Clara vê também River Song em Trenzalore, que se ligou mentalmente a Clara para poder estar presente.

Entretanto, no túmulo do Doctor, Vastra e Strax acordam e vêm Jenny morta que é, no entanto, revivida por Strax. Após isto, Dr. Simeon entra no túmulo e apresenta o local, onde Vastra percebe que está a falar com The Great Intelligence.

Entretanto nos túneis de acesso ao túmulo, Clara começa a recordar-se dos eventos que passou em “Journey to The Center of The TARDIS”, algo que supostamente esqueceu. Apenas ficou por esclarecer se Clara se relembrou também do nome do Doctor, algo que também descobriu no referido episódio.

Mais tarde, já no túmulo, Dr. Simeon refere que para o abrir uma palavra tem que ser dita, o nome do Doctor, e este recusa-se a dize-lo e então Dr. Simeon diz aos Whisper Men para parar o coração dos amigos dele, e então River Song diz o nome do Doctor, sem ninguém o poder ouvir, supostamente além de Clara.

Quando entram no túmulo, percebe-se que após morrer o Doctor não tem mais um corpo, tem apenas restos das viagens, de todas as aventuras vividas desde Gallifrey até Trenzalore.

Após isto, Dr. Simeon entra na vida do Doctor e reescreve-a, tornando cada uma das suas vitórias num derrota, pelo que tudo muda, Jenny morre, Strax morre e as estrelas não mais existem.

Entretanto, Vastra refere que o Doctor está a morrer em certos pontos temporais, e Vastra refere “The Dalek Asylum” e Clara relembra-se da sua aventura lá e percebe que é a única que o pode salvar agora, e então, entra também na sua linha temporal e salva o Doctor em cada uma das suas derrotas transformando-a numa vitória, pelo que tudo volta ao normal, exceto a vida de Clara.

Quando Clara entra na sua linha temporal vemos de novo imagens de Clara com as encarnações passadas do Doctor, onde o tenta salvar em diversas ocasiões. A primeira cena volta a aparecer, onde novamente Clara diz à primeira encarnação do Doctor que está a cometer um grande erro ao roubar aquela TARDIS, e que devia antes roubar a outra, que apesar se estar mais desgastada lhe permite uma maior diversão.

Percebemos que Clara era apenas uma rapariga normal, que ao entrar na linha temporal do Doctor se espalhou por diversas épocas, o que a tornou impossível.

Clara volta a usar a sua frase caraterística “Run you clever boy, and remember”.

O Doctor pensa numa forma de recuperar Clara e percebe que tem que entrar na sua própria linha temporal, ao que River Song intervém e este percebe que o Doctor a conseguia ver o tempo todo. Os dois despedem-se e o Doctor diz-lhe pela primeira vez adeus, e River diz-lhe que Clara não pode estar morta porque se River estava ligada mentalmente a Clara, se este estivesse morta, River já não poderia ali estar.

Assim, o Doctor entra na sua linha temporal em busca de Clara e acaba por encontra-la, mas encontra também uma possível encarnação do Doctor, a encarnação que quebrou a promessa e que possivelmente revelou o nome. Tal facto foi revelado como um lançamento para o episódio de comemoração do 50º aniversário emitido em novembro.