Um outro olhar por 'Deep Breath'...

29-08-2014 16:43

O Whoniverso esteve na grande estreia de 'Deep Breath' nos cinemas UCI El Corte Inglés e ouvimos a opinião de alguns fãs, e será com base nas suas opiniões que iremos revisitar o episódio

 

Mas, comecemos pelo início, com um Dinossauro em Parliament Square, no século IX? «O Doctor, o que mais poderia ser? Mas não o mesmo Doctor que estávamos habituados a conhecer, não o mesmo Doctor brincalhão que iria provavelmente passar metade do episódio a gozar consigo próprio por ter deixado a sua TARDIS ser engolida por um Dinossauro. Encontramos um Doctor confuso, um Doctor que apesar de consciente não sabe bem o que se passa à volta dele».
 
E a verdade é que este novo episódio introduz-nos um novo Doctor, acabado de regenerar, numa atribulada regeneração. Mas a questão impõe-se, quem é este novo Doctor? A resposta não é óbvia à primeira vista, «temos um Doctor sem dúvidas mais imprevisível, mais sério e que ao mesmo tempo consegue ser divertido e deixar uma sala de cinema a rir com as suas ações». «Ele continua sem dúvida a ser ‘a mad man with a blue box’».
 
Porém, o episódio não nos apresenta apenas um novo Doctor, existe uma história por detrás que deixou os nossos fãs com algumas questões, nomeadamente «quem está por trás de tudo isto?» e a resposta essa veio de outra fã, «alguém que conhece o Doctor de muito perto ao ponto de conhecer a história da nossa Clara, a ‘impossible girl’». Esta é uma teoria muito vaga, mas mais virão certamente com o decorrer da temporada. Mas uma coisa é certa, a história da nossa Clara está longe de ter terminado, e muitas aventuras ainda vêm pela frente para ela e para o novo Doctor que de uma certa forma se apresentou ao público de uma forma menos usual, «parece que ele juntou um pouco de Tennant com um pouco de Smith, e aí temos o Capaldi». Mas, será assim tão linear? «No início começamos com esta personagem a sair da TARDIS confusa e má com nomes, mas que tem noção que as pessoas que o rodeiam lhe são importantes. Ao longo do episódio vemos o esta personagem a tornar-se no Doctor, aquele Doctor que não perde uma aventura, mas que protege as pessoas que mais gosta de uma forma incrível».
 
Por outro lado, em dois pontos do episódio vemos o Doctor a deixar a sua companheira para trás embora volte para a recuperar. Mas, seria este novo Doctor capaz de abandonar a Clara? E esta pergunta tem uma resposta óbvia para um dos fãs, «não claro, este é um Doctor que precisa mais da Clara do que alguma vez precisou! E nós sabemos que a Clara o salvou em ‘The Name Of The Doctor’, mas o Doctor precisa de ser salvo todos os dias, e ninguém melhor que a Clara para o salvar nesta altura».
 
Mas um dos outros pontos altos do episódio foi uma aparição muito especial de Matt Smith, através de um telefonema a partir de Trenzalore para Clara, momentos antes da regeneração, que teve como objetivo mostrar a Clara que o Doctor, o seu Doctor, estava bem à sua frente. Este foi sem dúvida um dos momentos que mais emocionou os fãs, e uma fã que se disse especial do Matt Smith, confessou que «foi um momento único que fez as lágrimas aparecer».
 
De uma forma geral, o balanço do episódio foi muito positivo para todos os fãs, como podem conferir através das entrevistas feitas pela equipa do Whoniverso logo após o término do episódio, mas para os fãs os mistérios começam já aparecer com a enigmática Missy, uma personagem incógnita que apareceu no final do episódio e se apresentou como namorada do Doctor. Mas, afinal quem é a Missy? Bem, esta resposta é nossa, simplesmente não temos uma, por isso que comecem as teorias!