Várias plataformas de Who

06-03-2016 11:00

De uma forma geral, todos conhecemos Doctor Who por ser uma série. Podemos ter começado a ver porque apanhámos episódios perdidos no zapping, porque já os nossos pais viam e quando a série voltou contagiaram as redondezas, ou simplesmente por influência de alguém que não parou enquanto não nos meteu a ver - como foi o meu caso.

Mas se dúvidas há, que dúvidas deixe de haver: Doctor Who é muito mais do que uma série de televisão! Não só pela dimensão e duração da série mas também porque está presente em várias formas, para todos os gostos, feitios e necessidades.

A base é uma série televisiva, certo, já com direto a spinoffs e afins, que todos bem conhecemos. E mais estão para ver: Class está quase aí.

Mas então, para além da série o que é que existe por aí?

Há histórias audio, há rádio, há livros, há comics, há basicamente um mundo à parte da televisão e não são muitos os que o exploram completamente. E mais: não é uma coisa em sistema de adaptação, ou seja, não é que os livros ou audio sejam meramente recontar uma aventura que já vimos. Não, é bem mais que isso! A história desenrola-se por lá, há desenvolvimentos e complementos àquilo que conhecemos, num formato diferente.

Aqui há tempos eu própria comprei uma colecção de livros da época Tennant - Martha, dez livros, com respectiva caixinha. E o melhor é que me aguento há uns meses com eles na prateleira e ainda não os li. Mas a curiosidade é imensa. Ainda nunca li aventuras do Doctor escritas. Já li livros, da BBC, sobre Doctor Who. Li com toda a atenção o Whology, por exemplo, de Cavan Scott e Mark Wright. Este é ainda outra vertente de Doctor Who: os livros que a BBC lança sobre os Timelord, sobre a TARDIS, enciclopédias da série, e especificas de monstros, livros sobre os diferentes Doctors e a sua evolução ao longo do tempo. O manancial é enorme e é um mundo gigante onde é fácil perdermo-nos.

E isto tudo de forma oficial, porque entrando por não oficial encontramos realmente um mundo que “it’s bigger on the inside”.

Claro que aparte de produtos oficiais, produtos não oficiais fruto de fãs ou interessados, ainda temos revistas de fãs e diversos meios afins onde podemos acompanhar não só as novidades que nos interessam mas também entrar em contacto com outros com quem possamo conversar um pouco sobre esta série. 

Mas enfim, tudo isto para dizer que as coisas acontecem para além daquilo que a maior parte das pessoas está habituada a acompanhar. Ainda esta semana se soube que Tennant e Tate (Tenth Doctor e Donna Noble) vão participar numa aventura audio. Esperando pela parte telivisiva temos até ao Natal para esperar, mas podemos compensar com outras coisas. Mais a mais, há sempre muito a dizer sobre personagens, actores, entradas e saídas, e isso nunca para, seja com série ou sem série a sair regularmente. Nem os fãs deixavam que fosse de outra maneira.

Que tal dar uma chance a um novo registo? Talvez ler um livro? Pode ser de banda desenhada, são lindíssimos e cheira-me que têm histórias bem interessantes. É só pegar num e experimentar!

 
Artigo da autoria de Júlia Pinheiro, membro da equipa Whoniverso