Doctor Who em 2014 - os melhores momentos

31-12-2014 09:36

O ano de 2014 abraçou a nova temporada de Doctor Who com novas aventuras, após da comemoração dos 50 anos da série britânica. Com uma personalidade controversa da nova regeneração, o 12th Doctor apresenta-se como um Time Lord confiante mas ao mesmo tempo rude e confuso acerca da sua própria identidade.

Vários foram os momentos que marcaram este ano e que deixaram os whovians cada vez mais colados aos ecrãs, a equipa do Whoniverso destaca os mais marcantes da temporada de 2014.

O episódio que estreou a 23 de Agosto, trouxe momentos relevantes para a história da série. Comecemos por falar sobre o esperado momento em que vemos o novo Doctor em ação. A saída da TARDIS foi para Peter Capaldi um momento determinante, para assegurar o seu papel como 12th Doctor: “É ótimo estar dentro desta ‘cabine telefónica’ e pensar, OH! Isto é meu agora!”, diz Capaldi no Doctor Who Extra do primeiro episódio

 

Nova Identidade

A identidade do Doctor é controversa para si próprio, a sua nova regeneração fez o nosso herói questionar-se “Serei eu um homem bom?”, pergunta que a sua companion Clara tem dificuldade em responder, visto que lhe custou a aceitar a nova regeneração do Doctor. “Será ela uma boa companion?”.

Nesta temporada é introduzida uma nova personagem que entra na vida de Clara, Danny Pink, um ex-militar e professor de matemática que consegue confrontar o Doctor em diferentes situações. A importância desta personagem reflete-se no facto de realçar os aspetos negativos do Doctor, o que leva a Clara a sentir-se dividida entre o Doctor e o namorado, Danny.

 

Novos Vilões, Velhos Vilões

Daleks, um dos velhos inimigos do Doctor entraram em cena em “Into the Dalek” explorando pela terceira vez na nova série a possibilidade de um Dalek ter sentimentos, não ficando atrás de “Dalek” na 1ª temporada, nem de “Daleks em Manhattan” e ”Evolution of the Daleks” arco duplo na 3ª temporada. Continuando a exploração de um dos inimigos mais antigos do Doctor, Phill Ford leva-nos para o interior de um Dalek, onde não existem só confrontos físicos mas, mais uma vez, o Doctor é confrontado com algo mais psicológico que mexe com a sua própria identidade: “Eu não sou um bom Dalek, tu és um bom Dalek”.

Sem Ossos, Boneless, um novo vilão, que vem de um universo paralelo a duas dimensões, o que dificultou a vida aos nossos heróis em “Flatline”. Neste episódio não só presenciamos o facto de a companion ter um papel muito mais fulcral, uma vez que o Doctor está preso dentro da TARDIS em miniatura, mas também, o regresso dos discursos gloriosos nesta nova regeneração aquando enfrenta o inimigo.

Cybermen têm um novo aliado, Missy, que desde o início da temporada se tornou um mistério, revelando ser o arqui-inimigo Gallifreniano do Doctor, The Master. Juntos formaram o arco duplo de fim de temporada, deixando em aberto o futuro de Missy, e despertando a possibilidade de uma jornada em busca de Gallifrey.

Caras Conhecidas

“Eu nunca esqueço uma cara”, tal como afirma o 11th Doctor no especial de 50 anos, os whovians também não esquecem as velhas caras das regenerações passadas, e Steven Moffat também não os deixa cair no esquecimento. Logo no primeiro episódio desta temporada, temos um time travel moment a revelar um momento desconhecido antes da regeneração do 11th Doctor. Criando assim, para os fãs, um last farewell ao Matt Smith, e na história dá também força e esperança à Clara para aceitar esta nova regeneração.

O War Doctor também não ficou esquecido sendo relembrado no inesquecível episódio, “Listen”, onde vemos pela primeira vez uma companion a cruzar a infância do Doctor dizendo-lhe que no dia em que voltará àquele celeiro estará com muito medo, “Mas se fores muito sábio e muito forte, o medo não tem de fazer de ti cruel ou cobarde, o medo pode fazer de ti bondoso”.

 

O Último Natal

O episódio “Last Christmas” faz-nos lembrar alguns dos mais emblemáticos filmes da história da 7ª arte. Inception, Alien e Nightmare on Elm Street são exemplos de filmes que parecem ter tido influência no especial de Natal de 2014.

Sonhos dentro de sonhos, leva-nos diretamente a associar ao filme de Christopher Nolan, Inception.

Por sua vez, a máscara alienígena relembra-nos o filme do 8º Passageiro, Alien.

“Se tu morreres no sonho, tu morres na vida real”, sem dúvida uma frase memorável de uma colectânea dos clássicos dos filmes de terror, Nightmare on Elm Street, que também é referida no episódio.

Se formos um pouco mais longe, podemos notar igualmente, uma pequena semelhança com o famoso filme de fantasmas Ghost Busters, quando mais do que uma vez é referida a frase “Who you gonna call?”.

O Doctor despede-se desta temporada realizando o seu desejo natalício, guiar o trenó do Pai Natal, mesmo sendo apenas um sonho.

 

Podemos dizer que no ano de 2014 houve muitas surpresas e inovações para a série. Relembrámos o passado, mas ainda existe muito por explicar: Qual o desfecho de Clara e Danny Pink? Gallifrey continuará perdido? Que novas aventuras esperam pelo Doctor? Só o saberemos em 2015. 

'Doctor Who em 2014 - os melhores momentos' por Pedro Raimundo e Sara Santos, membros da equipa Whoniverso