E agora?

10-01-2016 15:30

Em Agosto ficámos contentes porque Doctor Who voltou. Andámos felizes durante uns tempos. Depois acabou-se a temporada, mas faltava pouco para o especial de Natal que prometia ser interessante – e cumpriu.

Agora passámos a Temporada, passámos o Natal… Então e o que é que fazemos agora?

Daqui a Agosto / Setembro ainda vão uns meses e nós à espera. Está oficialmente aberta a época dos rumores.

É uma época muito importante. Enquanto estamos a ver a série estamos focados naquelas coisas em específico, se aquela personagem agiu bem ou mal, se aquele episódio foi interessante ou não, e coisas do género. Quando passa essa fase, e deixamos passar mais duas, três, semanas para assentarem todos os comentários, bons e maus, sobre o que se acabou de ver, chega a altura em que tem de haver mais qualquer coisa para se falar, e já não chega os pormenores que uns e outros descobriram, ou as ligações de futuros e passados que tanto têm para nos dar.

Pois bem, chegámos a essa altura do ano. Daqui até à altura em que começam a aparecer teasers e trailers e imagens promocionais que nos começam a deitar adubo na imaginação, vai ser a altura em que se comenta quem entra e quem sai, ou quem deveria entrar e sair, começam as apreciações mais profundas sobre o que cada parte da série faz e o que deveria fazer. Enfim, agora temos a altura para tudo isso.

E claro que já começou. Eu, que estou atenta às notícias que vão saindo, entrevistas que se fazem com argumentistas ou actores, e que tenho a certeza que muita gente faz o mesmo, já começámos a ver várias opiniões e várias notícias sobre o que será o futuro na série.

A primeira, e que nos deixa a pensar um pouco, é a permanência de Peter Capaldi. Vamos para a terceira temporada com este Doctor, e seguindo o modelo do que tem acontecido desde 2005 pode ser esta a última temporada em que o vemos como Doctor. Ainda por cima esta nona temporada foi muito intensa e cheia de surpresas, desde mais uma personagem imortal que anda por aí a passear com uma Clara morta até termos ido a Gallifrey, finalmente!

Peter Capaldi teve aqui, para mim, e até agora, o ponto alto na sua prestação como Doctor. Faz um papel brilhante, completamente diferente de todos os outros, e foi capaz de dar uma força incrível a várias das cenas que esta temporada teve.

Será que depois de tudo isto o homem que em criança era o presidente de um clube de fãs de Doctor Who vê o papel sair-lha das costas?

E se sim, voltamos a outra das constantes lutas: quem será o próximo Doctor? E essa é daquelas questões que está sempre a aparecer, há sempre candidatos, há sempre vontades por parte do público para saber como aquele actor se daria como Doctor. Será que já vem ruivo, da próxima vez? Será que é uma mulher para fazer companhia à Missy? As perguntas ficam sempre no ar, e se realmente tivermos a confirmação de que Capaldi está de saída os rumores vão focar-se muito nesta parte e inevitavelmente vamos ter nomes extraordinários a aparecer como sucessores do papel.

Mais do que isso, já sabemos que temos um SpinOff à porta. Class vai estrear com Patrick Ness à frente, numa série mais juvenil mas que vai puxar as atenções para o seu lado – mais que não seja para vermos enquanto a série principal não volta. Está planeado para ser lançado já este ano embora as datas ainda não estejam assentes. Mais um sítio para Steven Moffat nos atormentar.

Por falar em Spinoff, há quem fale de que Clara e Ashildr são capazes de voltar aos ecrãs pelas suas viagens, literalmente entre uma batida de coração e outra. Por enquanto ainda não há nada sobre isso, mas quem sabe que voltas é que este mundo pode dar, certo?

E depois voltamos a uma guerra antiga: o lugar de Moffat está certo ou já devia dar o lugar a outro?

Desde que Russel T. Davies saiu que temos tido Moffat à frente da série. Com algumas participações especiais, mas é ele quem gere a maior parte das aventuras todas. Há já muita gente a pedir novas mãos, há muitos que variam a cada episódio que passa. Eu cá acho que Moffat faz um bom trabalho. Nem sempre gosto dos episódios, nem sempre acho que as coisas estejam a ser bem feitas mas de uma forma geral gosto do trabalho que o senhor tem feito.

Não gostei que Gallifrey fosse desperdiçada em detrimento da Clara, não gostei mesmo nada, mas aquele episódio Heaven Sent foi dos melhores episódios que já vi na série.

Talvez umas novas mãos dessem um novo fôlego à série, e quem sabe não aconteça como T. Davies e Tennant: sai um, sai o outro. Talvez Capaldi e Moffat façam o mesmo, só temos de esperar para descobrir.

E que mais rumores, ideias ou desejos têm vocês para os próximos episódios de Doctor Who?

 

Artigo da autoria de Júlia Pinheiro, membro da equipa Whoniverso