"Pair of Docs"

17-04-2016 12:30

Para quem conhece mais do que 10 anos de série e já andou a vasculhar no mundo que é Doctor Who na era antiga, sabe que encontros de mais do que um doctor não é coisa recente. Embora ter 13 juntos seja um proeza só possível nos últimos tempos…

É mais um dos casos de quanto mais quisermos encontrar mais vamos achar. Entre histórias áudio, comics, histórias e televisão Doctors já encontraram Doctors mais de 100 vezes.

A primeira vez que uma coisa destas aconteceu foi num evento de celebração de 10 anos de Doctor Who - e pensar que já se passaram mais de 50… - no qual tivemos os três primeiros Doctors: Hartnell, Troughton e Pertwee. Afinal era possível ter vários Doctors ao mesmo tempo, afinal não vai haver explosões ou colapsos do universo, eles podem estar todos juntos, e ainda bem. Foi o início de um formato que funciona sempre bem e deixa os fãs deliciados!

Este método foi repetido várias vezes, em diversas ocasiões, seja em casos flagrantes como os episódios que se chama, literalmente, The Three Doctors ou The Five Doctors, mas também em coisas mais discretas, como o voltar às memórias do primeiro Doctor, ainda enquanto criança, em Listen.

Mais a mais, de vez em quando esta gente gosta de gozar connosco. Melhor exemplo disso é no The Name of the Doctor, quando no fim, estamos todos sossegados a ver aquela nova figura que nos aparece, com uma voz cavernosa, e assim, de um momento para o outro é-nos apresentada directamente e sem paninhos quentes: “Starring John Hurt as The Doctor”. Isto não se faz! Brincar assim com os sentimentos das pessoas não é bonito! Enfim!

Até mais recentemente, a par de The Day of the Doctor, a celebrar os 50 anos (onde só ficou a faltar Eccleston, porque juntar Smith, Tennant e o War Doctor, brilhantemente interpretado por John Hurt, com uma perninha do Tom Baker, foi algo de extraordinário), tivemos o The Five-ish Doctors Reboot onde até foram buscar o Paul McGann (e falo nisto porque coitado, sim senhor que só teve um filme, mas é o Doctor mais desprezado de sempre!). Diga-se que é um episódio extremamente divertido e que vale muito a pena!

Num dos pequenos episódios que existem de Doctor Who existe um também em si curioso. Time Crash, quando duas TARDIS se cruzam, e os respectivos tripulantes se encontram. Neste caso David Tennant e - o seu sogro - Peter Davison. Entre dúvidas, cenas engraçadíssimas e momentos emocionantes é mais uma situação em que Doctor encontra Doctor, ainda que demore para se aperceber de quem é aquele lingrinhas de fato, tão sorridente! Serve pelo engraçado, pelo histórico e pelo emocional. E é muito, muito bom!

Bem, também já houve encontro de Doctor verdadeiro com um Doctor que o era só de imaginação; é um encontro de Doctors, pelo menos ficáos tão baralhados como eles próprios no decorrer do episódio.

E esses encontros não precisa de ser entre regenerações diferentes: Smith já encontrou Smith, não esquecer. Infelizmente foi-nos apresentado rapidamente e com um acrescento desagradável mas a River não havia de ficar muito chateada (“That’s a whole different birthday”).

E é isto. O Doctor ao andar pelo universo, cruzando planetas e tempos encontra milhões de seres. Lá pelo meio até se encontra a si mesmo! E nós ficamos à espera da próxima vez!

 

Artigo da autoria de Júlia Pinheiro, membro da equipa Whoniverso