Pontas Soltas

24-05-2015 11:00

 

Quantas vezes não vimos um episódio e ficámos com a impressão de que faltavam ali coisas? Pontos a assentar que ainda tinham de voltar nalgum ponto mais tarde? Demasiadas! Há sempre imensos pormenores espalhados e nós bem que tentamos construir o puzzle completo sem que falhe nenhuma peça mas às vezes não temos muita sorte. Ainda hoje temos muitas histórias pendentes que merecem um fim mais condigno do que tiveram até agora. Mas verdade seja dita: enquanto houver Doctor Who tem de haver mistério pelo ar.

 

Claro que com cada nova temporada as esperanças de ver algumas coisas a serem resolvidas ou o trazer de volta assuntos antigos nos dá sempre um friozinho na barriga. Será agora que sabemos como é que isto aconteceu e porquê? Será que é desta que revemos alguém?

Para a temporada nove já temos imensos pequenos pormenores espalhados sobre o que podemos esperar. Teremos de volta a Missy, e logo nos primeiros episódios. Uma personagem que foi um rasgo brilhante do Sr. Moffat (mesmo com toda a polémica associada) e que teve uma saída pouco clara e satisfatória para o que fez. Afinal o que se passou com ela? Aparece para dois episódios, depois de uma temporada a aparecer durante segundos só para nos espicaçar, revela que é o Master e depois abandona-nos tão depressa? Foi provavelmente a personagem mais consensual no mundo de Doctor Who dos últimos tempos, não podia ser desperdiçada assim em apenas dois episódios. O mundo whovian queixou-se logo e o certo é que já se sabe que volta (como ela própria nos diz no teaser que saiu há uns tempos, onde está calmamente a comer uma maçã, An apple a day keeps the Doctor away! ).

Também nos vão dando pequenos “docinhos” para nos cativar e para chamar a atenção ainda a mais gente. Já sabemos também que teremos uma Stark a passear por Doctor Who e vá-se lá saber o que andará a fazer pela TARDIS. Novas personagens podem ser sempre interessantes, vamos esperar.

Mas qual é o mais recente rumor a incendiar o momento? O Sr. Moffat lembrou-se de dizer que nesta nona temporada vamos voltar a falar de qualquer coisa que anda em cima das nossas cabeças há uns tempos: vamos voltar a Pompeia!

Pois é, ninguém se esqueceu da aparição de Capaldi por essas bandas, e muito menos nos esquecemos da reacção do próprio Doctor quando regenerou e reencontrou uma cara conhecida. Ele próprio se questionou do porquê daquela cara, quanto mais questionaremos nós? E isto picou-nos, deixou-nos a marinar durante uma temporada inteira, ainda não sabemos de nada e, pelo menos eu, nem suspeitas tenho. Que reviravolta é que nos vão dar desta vez para que tudo caia no sítio certo e nos convença mais uma vez?

Até porque aqueles mais atentos que viram a série spin off Torchwood ainda têm mais um elemento para esta equação: Capaldi também aparece por lá como primeiro-ministro inglês.

E agora? Onde ficamos? São personagens diferentes e sem relação? São a mesma? Há relações entre elas? Já muito se conspirou sobre isto, desde o momento em que Peter Capaldi foi sugerido como novo Doctor. Dizia-se na altura que a ideia de ter Capaldi em Pompeia já era premeditado para que fosse Doctor um dia mais tarde. Será? Que a Amy anda por lá já toda a gente sabe e assume-se que não vai ser relevante para a história, mas quem é que nos garante?

Doctor Who tem várias personagens “repetidas” que mereciam um bocadinho de atenção. Mais uma ponta solta aqui e ali, não é?

O certo é que Moffat confessou que vão voltar a falar desta “pequena” história e pelos vistos as gravações estão para breve. Pena que até as vermos ainda temos uns meses valentes pela frente.

E ainda temos de ter em conta um factor importante: o Moffat (assim como o Doctor) mente! E não é pouco! Aguardemos e até lá podemos conspirar tudo o que quisermos! Ideias?

 

Artigo da autoria de Júlia Pinheiro, membro da equipa Whoniverso