Praia? Se calhar passo...

09-08-2015 12:45

Numa altura em que o calor é mais do que muito e as férias estão um pouco por todo o lado é fácil para muitas pessoas pensar na praia como o destino ideal para descansar e sossegar um pouco. Sim, podemos ver mais uns episódios de Doctor Who enquanto esperamos (na praia), sejam antigos ou novos, a ver pelo primeira vez ou pela quinquagésima terceira; também há quem aproveite para viajar e ver cidades novas. Mas muita gente quer é ir para a praia.

E pus-me a pensar: Doctor Who é uma série que já passou por muitos sítios em muitos tempos e lembrei-me de pensar nas vezes em que nos levaram a praias.

Se para a maior parte das pessoas as praias são um sítio agradável e feliz onde se descansa e se está com família e amigos se calhar em Doctor Who a coisa não é bem assim.

Vejamos: o primeiro momento de praia que me lembrei foi em Doomsday. Pois, “... a Rose left on the beach...”. É daqueles momentos intrinsecamente tristes, logo a matar, no momento em que ficamos sem a nossa primeira companion (no caso de termos começado com as temporadas recentes, como eu fiz) e não nos fazem a vida fácil. Não que alguma vez o tenham feito.

A Rose chora, o Doctor chora, há palavras que são ditas, outras que ficam por dizer e no fim é só uma salganhada de sentimentos complicados de gerir.

Ok, podemos dizer que depois em Journey's End compensou, mas será que sim? Porque sim, a Rose ficou muito contente por ter um Doctor só para ela mas e o Doctor “a sério”? Como é que ele se ficou a sentir? E preciso mesmo de dizer que esse é dos episódios mais tristes de Doctor Who? A despedida da Donna é de estilhaçar o coração mais duro de sempre! Portanto o ponto mantém-se e duplica-se: episódios com praia é fraco sinal.

Segundo momento que me lembrei? Impossible Astronaut! Aqui o caso é diferente. Se no primeiro há um chamamento à praia que já por Natureza não seria um momento fácil aqui não.

Aqui vamos a um pic nic, reunem-se os amigos todos, personagens amigas que vão alegremente passar um bocadinho agradável. Ou não!

Nós vamos tendo pequenos pormenores que nos mostram que alguma coisa não é bem como se pensaria, seja por o Doctor ter combinado um pic nic num sítio mega específico, seja por haver um Silence numa colina ou por a idade do Doctor ter dado um pulo de um momento para o outro.

Mas as coisas são calminhas, um momento alegre... até um astronauta sair do mar! Uma nota para dar os parabéns a Steven Moffat! Se há coisa aleatória que se pode pensar – mas que fica estranhamente interessante – é ter um astronauta a sair de um lago pacato.

E embora a história do Astronauta tenha muita coisa à volta dela este momento acaba por ser terrível. O Doctor convida os amigos para uma saída e aparece um astronauta que sai do lago e o mata? Isto não se faz, é de muito mau gosto.

É mais um exemplo de que as praias não são um sítio seguro, especialmente para o Doctor. 

Podemos só chamar a atenção - embora divergindo um pouco - para falar naquilo que já todo a gente sabe mas que é prova da confusão que é andar a viajar no tempo: neste episódio temos três River Song ao mesmo tempo. Uma no pic nic, uma na barriguita da Amy e uma no astronauta. Ah, Doctor Who, só nesta série é que estas coisas são possíveis.

Provavelmente há mais episódios que se passaram na praia e até podem ter sido momentos felizes mas de qualquer das formas acho que o ponto foi feito. Que outros momentos é que se lembrar de praias em Doctor Who?  De certeza que há mais, ajudem-me lá a lembrar!

Mas finalizando, as praias são muito engraçadas e nada-se e está quentinho; só não vão para lá se virarem companions do Doctor. Claramente vão viver um momento mega triste com o qual não sei se ficarão muito contentes.

 

Artigo da autoria de Júlia Pinheiro, membro da equipa Whoniverso