River Song, Melody Pond, welcome back!

06-09-2015 14:16

Por favor, vamos todos gritar bem alto: "A River vai voltar!".

Eu não sei quantos de vós é que ficaram tão entusiasmados com isto como eu mas eu quero tanto ver isto a acontecer! E já no especial de Natal! Não falta assim tanto e já não é só rumor: foi confirmado pela BBC.

Eu sou fã assumida da River. Gosto da história dela, gosto do carácter dela, da força que tem e transmite, gosto da grande mulher que ela é. Não é uma personagem qualquer, não é mais uma. É uma personagem que desde a primeira aparição nos deixa confusos e desconfiados, que mete o Doctor no sítio, brinca com ele, goza com ele, faz-nos ver um Doctor como nunca vimos, em sedução, em romance, que ama e sofre como todos nós.

É a filha da TARDIS, a mulher do Doctor e acima de tudo a mulher cujos caracois escondem mil e um Spoilers. Criaram nela uma personagem tão completa, tão especial e que é a resposta a tantas perguntas que é impossível ficar-lhe indiferente.

O Silence in the Library quase me faz chorar ao ver um Doctor que não conhece a pessoa que mais ama. Ver a “morte” dela para salvar alguém que não faz ideia do que se está a passar é devastador. Não me esqueço de no Name of the Doctor ver um Doctor em grande sofrimento por não aguentar mais ver a mulher que ama ao seu lado sem a conseguir agarrar, beijar ou sequer falar com ela. Ver o primeiro beijo do Doctor, e o último da River, uma quase morte da Cleopatra, um “Hello Sweetie” a mudar toda a história do mundo, um(a) Professor Song com o sexo pouco definido, enfim, mais um casamento normal, não é?

Podem levantar-se as vozes a dizer que não, que mais vale estarem quietos, que vão dar cabo da personagem, que não têm motivo para a trazer de volta, que era uma das histórias que estava bem acabada e que agora terá uma explicação rebuscada para a justificar... Tudo isso pode ser verdade, mas bolas, eu tenho saudades de ver a River em Doctor Who. E não posso ser a única! Tenho saudades daqueles caracóis loiros embevecidos enquanto espicaçam o Doctor.

Como é que a River vai voltar? Não sei! Mas por favor, estamos a falar de Doctor Who. Se há série em que é perfeitamente exequível trazer de volta personagens que há muito não vemos – seja lá porque motivo for – é esta. Wibbly Wobbly... Timey Wimey!

Como é que vai ser a relação dela com este novo Doctor? Isso é-me mais dificil de pensar. Peter Capaldi consegue claramente ter momentos adoráveis, em que todo ele é fofura, mas noutros é mais estranho e alienígena que qualquer um dos novos Doctors – mesmo o Matt Smith. Portanto não sei bem, não é o rever uma companion, não é rever um amigo ou um conhecido: é rever a mulher dele, a sua River Song, a Melody Pond.

Mas curiosamente não me faz comichões. Embora saibamos que a River conhece todas as caras do Doctor, e muito mais, não me parece estranho vê-la ao lado de Capaldi. Ele resmunga? Ela também; ainda mais, se for preciso! Ele está perdido? Quem melhor do que a mulher que ama para o ajudar a seguir o melhor caminho?

Também tenho medo que estraguem esta oportunidade, claro, mas vamos ter esperança que o Moffat não nos vai desiludir e muito menos estragar todo o trabalho, empenho e carinho que esta River Song tem nela. A Alex Kingston é uma actriz estupenda e ninguém melhor para qualquer twist que lhe possam dar do que ela!

Eu tenho esperança. Sabemos que a Missy vai voltar e ninguém ficou incomodado. A River é um caso diferente, que já estava na gaveta, mas mesmo assim eu acho que isto nos pode saber muito bem sem arruinar o que quer que seja dela.

Esta a mulher que morre no primeiro episódio em que a vemos. Se não nos moi muito ver aquele episódio porque ainda não a conhecemos experimentem fazê-lo agora! Esta mesma mulher era pouco mais que um fantasma nda última vez que a vimos, e faz um dos momentos em que senti o Doctor realmente desolado.

Não sei porquê, ou como, embora saiba o quando, mas como ela mesma própria disse:

“If you ever loved me, say it like you’re going to come back.”

E ela voltou!

Artigo da autoria de Júlia Pinheiro, membro da equipa Whoniverso